Introdução ao computador
Os computadores a cada dia se tornam indispensáveis e ainda mais avançados. Interagir com eles hoje é mais fácil do que foi ontem, pois menos comandos você precisa executar para que ele realize alguma operação e você obtenha uma resposta imediata. Hoje um computador cabe em cima de uma mesa e não são mais necessárias salas inteiras com centenas de fios estendidos para todos os lados e que você precise saber exatamente onde encaixar cada um deles, basta apenas ligá-lo e deixar que um programa dispare uma tarefa específica para cada componente até que tudo esteja pronto para você utilizar e comece a abrir os programas necessários para realizar suas tarefas rotineiras, de trabalho ou apenas lazer.
Como ele trabalha?
Um computador trabalha à partir de instruções fornecidas pelo usuário através de algum programa que irá auxiliar em alguma tarefa específica, por exemplo, caso você queira calcular quantas horas tem um ano inteiro basta fazer uma multiplicação de 24 horas x 365 dias para saber quantas horas possuem um ano inteiro mesmo sabendo que fazer isso com papel e caneta levará alguns minutos, mas se você abrir uma calculadora no computador e digitar essa multiplicação terá o resultado em milésimos de segundos. Essas instruções são realizadas desde o momento em que você insere algum dado que em seguida é processado pela CPU (Unidade Central de Processamento) e finalmente te retorna um resultado na tela.
Isso é conhecido como entrada, processamento e saída de dados, e é assim que os computadores trabalham com as informações. O programa recebe a informação que o usuário inseriu e seus componentes físicos interagem com o programa para que lhe retornem o resultado.
Então da mesma forma que um ser humano ao ser instruído é capaz de realizar seus trabalhos, os computadores também os fazem de uma maneira surpreendentemente rápida.
Conceitos básicos de um computador
1 – Parte Física
A parte física é o que você pode tocar sendo ela interna e/ou externa de seu computador, ou seja, é toda a parte como já foi dita “Física”, por exemplo, o gabinete do seu computador de mesa, seu pente de memória, seu teclado e mouse, seu HD e CPU (Unidade Central de Processamento). Todos eles são chamados de Hardware.
2 – Programas
Os programas são os aplicativos que você interage à partir de uma tela, seja no seu computador pessoal ou celular, por exemplo, o sistema operacional, o navegador que você utiliza para acessar a internet, o jogo de celular como o Freefire, o seu editor de texto e tudo mais que é mostrado na tela. Todos eles são conhecidos como software.
3 – Unidades de Entrada
São utilizados para introduzir os dados a serem processados no computador, por exemplo, o teclado, o mouse, a scanner, pen-drive e porta USB.
4- Unidades de Saída
Depois de inserir os dados e eles serem processados é a vez então deles serem mostrados para o usuário em alguma unidade como a tela do computador, impressora, pen-drive e porta USB, por exemplo.
Os pen-drives são unidades de entrada e saída, pois eles podem inserir informações quando espetado numa porta USB e pode ser transportado pelo usuário para inserir aquelas informações contidas nele ou para armazenar informações.
5 – Unidade Central de Processamento (CPU)
O hardware responsável por processar toda informação inserida pelo usuário. É o cérebro do computador. Muitos confundem o gabinete que é a estrutura que armazena os componentes principais do computador com a CPU, e agora que você já sabe não irá mais confundir.