Internet, como funciona?

A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos entre cliente e servidor. O cliente faz a requisição ao servidor referente ao que precisa acessar e em seguida recebe o acesso. Cada dispositivo conectado a internet recebe um endereço IP (Internet Protocol) e como numa entrega dos correios que é necessário endereço do remetente e do destinatário, o endereço IP atua de maneira idêntica. Todos os sites possuem um endereço e estão alocados em um servidor que espera a requisição do cliente através do navegador ou aplicativo que redireciona a ele para que seja possível a conexão e interação para que todas as informações sejam transmitidas.

Internet na prática entre Cliente e Servidor

Para entender melhor, digamos que você precise enviar uma mensagem através do aplicativo Whats app e o seu celular esteja conectado à rede internet. Você abre o aplicativo, digita a mensagem e envia; até aqui foi a parte do cliente; no envio ela passa por camadas de criptografia até chegar ao servidor, isso para que ninguém além de você e quem irá receber a mensagem saiba seu conteúdo; na parte do  servidor que ao receber a mensagem criptografada a redireciona para a pessoa que o cliente enviou. Quando a mensagem é enviada aparece uma marcação no canto e logo após duas marcações. A primeira marcação significa que sua mensagem chegou ao servidor e a segunda que o servidor redirecionou e entregou a mensagem a outra pessoa, isto é, ao seu destinatário e o mesmo acontece quando ela responde a mensagem.

É muito comum as pessoas pensarem que ao trocar uma mensagem com alguém que não está nem a um metro de distância será mais rápido do que se ela estivesse em outra cidade ou do outro lado do país, pois na verdade o que acontece é o processamento da informação inserida pelo cliente, neste caso você, e é enviada para algum servidor e dele é redirecionado para o destinatário daquela mensagem. Quando ela chega no servidor, ele redireciona para o endereço que foi definido pelo remetente e se o destinatário estiver sem acesso a internet ficará sem receber a mensagem até que seu próprio aplicativo ao se conectar à internet envie um sinal de “OK, estou disponível” e então tudo que foi direcionado para ela por outros remetentes e estavam guardados no servidor são agora redirecionados para ela. 

Entendendo o acesso à rede internet

Ao acessar algum outro site como as redes sociais pelo navegador instalado no seu computador (Mozilla, Google Chrome, Edge e Brave são alguns exemplos) ou o aplicativo no celular, eles possibilitam o acesso naquele servidor. Pelo navegador você precisa digitar um endereço como esse www.google.com caso queira fazer uma pesquisa; após digitar este nome, seu navegador irá comparar o nome digitado com o endereço IP dele em uma lista de domínio de nomes, o DNS (Domain Name System), pois para nós é mais fácil lembrar o nome do que seu endereço com números, e enviar uma requisição de acesso ao servidor do google e toda pesquisa que você fizer nessa página irá ser redirecionada para uma pasta dentro dele contendo aquilo que pesquisou ou redirecionar para alguma outra página que interage com o sistema de buscas. 

Quando você tem o aplicativo do Facebook instalado em seu celular, automaticamente você tem acesso aquele servidor e seu conteúdo disponibilizado para o cliente. Da mesma forma ocorre quando você tem um aplicativo de outro desenvolvedor seja ele iFood, Whats app, Instagram ou Youtube. Você não precisa digitar em um navegador para fazer a requisição porquê o aplicativo é um facilitador de conexão entre o cliente e o servidor.

Deixe um comentário